• Rio de Janeiro, 05/09/2025
  • A +
  • A -

Projeto que permite prédio da Prevent Sênior em Botafogo deve ser votado nesta semana

temporealrj.com
Projeto que permite prédio da Prevent Sênior em Botafogo deve ser votado nesta semana

Projeto que permite prédio da Prevent Sênior em Botafogo deve começar a ser votado esta semana

Dez meses após dar entrada na Câmara dos Vereadores, o projeto de lei complementar que permite a instalação de um hospital da Prevent Sênior em Botafogo entrou na pauta de votações e deve ser apreciado, em primeira discussão, esta semana. A inclusão foi feita a pedido do vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio, contrário à restrição.





O mais provável é que a primeira discussão do projeto aconteça na próxima quinta-feira (4). Nesta terça (2), foram apreciados seis vetos que estavam travando a pauta da Câmara dos Vereadores, mas ainda falta a apreciação de outros seis. Isso deve acontecer na sessão extraordinária desta quarta (3). Assim, o PLC 187/2024, de autoria do executivo, seria o segundo da fila a ser votado no dia seguinte.





O projeto conta com um ambiente favorável para aprovação na Câmara, mas já causou muita polêmica entre a associação de moradores de Botafogo e os usuários do plano de saúde, muitos deles de idade avançada.





Aliás, a “briga” ficou clara durante uma audiência pública sobre o projeto, que aconteceu no dia 12 de junho, a pedido de Pedro Duarte, com a presença de moradores do bairro, usuários do plano e representantes da prefeitura.





O hospital ocuparia os imóveis localizados na Avenida Pasteur 138 e 146 (antigas sedes da empresa de tecnologia IBM entre 1980 e 2021). Todavia, a associação de moradores teme pela intensificação do trânsito.





Durante a audiência pública, o assessor da Diretoria Técnica da CET-Rio, Ricardo Lemos, minimizou os impactos no tráfego local.





“O caso específico, que é de um hospital só com internações, sem pronto-atendimento, talvez tenha menos impacto que a IBM. A concentração de horários de entrada e saída de funcionários é mais complicada. No momento, estamos no processo de indicação das medidas para que os impactos sejam minimizados”, disse Ricardo Lemos, na ocasião.





O que prevê o projeto





Para que o hospital se instale ali, o projeto precisaria ser aprovado porque a abertura de novas unidades hospitalares nos bairros de Botafogo e Humaitá é vedada pelo novo Plano Diretor da cidade, aprovado no fim de 2023, mantendo uma restrição legal que já ocorria desde 1982.





Inicialmente, a Prevent Sênior planejava fazer apenas consultas e exames no local, o que estaria liberado. No entanto, o projeto foi modificado e agora prevê centro cirúrgico com cinco salas, UTI com 18 leitos e 76 leitos de internação, sendo 40 em enfermaria e 36 em apartamentos privativos, além dos atendimentos ambulatoriais.





“Pedi que incluíssemos logo o projeto na pauta porque é preciso resolver logo esse imbróglio. Os usuários do plano de saúde, muitos com idade avançada, necessitam de uma solução. Pessoalmente, eu defendo um modelo de cidade em que a população esteja perto dos serviços quando necessário”, disse Pedro Duarte.


O post Projeto que permite prédio da Prevent Sênior em Botafogo deve ser votado nesta semana apareceu primeiro em Tempo Real.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.