• Rio de Janeiro, 25/06/2026
  • A +
  • A -

Destituída da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Dani Monteiro lança abaixo-assinado online

temporealrj.com
Destituída da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Dani Monteiro lança abaixo-assinado online

Comissão de Direitos Humanos da Alerj repudia ofício da Procuradoria que defende a Gratificação Faroeste

Um dia após a publicação da nova composição da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL) lançou um abaixo-assinado online contestando sua destituição da presidência do colegiado.





A iniciativa, intitulada “Eu Defendo Direitos Humanos”, busca reunir apoios à parlamentar e questiona a mudança no comando da comissão, responsável por acompanhar denúncias e casos relacionados a violações de direitos no estado.





Reformulação na comissão





A campanha foi lançada após uma reformulação promovida pela Alerj na composição de suas comissões permanentes. Na Comissão de Direitos Humanos, Dani Monteiro foi inicialmente mantida como integrante titular, mas a nova configuração passou a contar com maioria de parlamentares ligados à direita e retirou do colegiado o então vice-presidente Carlos Minc (PSB). Em publicação no Diário Oficial extraordinário na tarde desta quarta-feira (24), Dani foi substituída pelo deputado Yuri Moura (PSOL).





A presidência deve ficar para o deputado Alexandre Knoploch (PL), que já programou seus primeiros compromissos à frente da pasta.





Segundo a campanha de Dani Monteiro, a mudança acendeu um alerta sobre o futuro de um colegiado que, ao longo de décadas, se consolidou como referência na defesa dos direitos humanos no estado.





A deputada afirmou que a Comissão de Direitos Humanos é resultado de décadas de mobilização e de uma construção coletiva voltada ao acolhimento de vítimas e ao enfrentamento de violações. Segundo ela, o colegiado sempre foi conduzido por parlamentares comprometidos com a pauta dos direitos humanos e da democracia, e uma mudança circunstancial não deveria interromper essa trajetória.





“Esta campanha é um chamado para que a sociedade se manifeste e ajude a preservar o papel histórico da comissão, fortalecendo um espaço que sempre esteve ao lado da dignidade, da cidadania e dos direitos do povo fluminense”, disse Dani Monteiro.





A campanha também foi apresentada como uma reação às mudanças na composição da comissão e busca mobilizar apoio à manutenção de sua atuação institucional.





Segundo Dani Monteiro, a principal preocupação é a continuidade dos casos e denúncias atualmente acompanhados pelo colegiado. A deputada avalia que a mudança pode comprometer o andamento de investigações e processos em curso, com risco de enfraquecimento ou arquivamento de demandas que dependem da atuação da Comissão de Direitos Humanos.


O post Destituída da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Dani Monteiro lança abaixo-assinado online apareceu primeiro em Tempo Real.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.