• Rio de Janeiro, 22/06/2026
  • A +
  • A -

Sérgio Cabral

Pé de Meia

Sérgio Cabral
Pé de Meia

Não há nada que deixe mais irritado um reacionário do que dinheiro público investido na  população mais vulnerável. 

E não há nada mais importante do que dinheiro público aplicado em educação. 

Daí que não vemos no establishment elogios ao programa Pé de Meia, do governo federal. Esse grande investimento público que atende aos estudantes de famílias carentes, inscritas no CadÚnico, que  tenham por pessoa da família um ganho de até meio salário mínimo. Ele é focado no ensino médio para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Foi implementado pelo governo Lula em 2024. 

O programa remunera os estudantes que permanecem no ensino médio. Estimula sua permanência, pois se deixar a escola perde o benefício e, se repetir de ano, perde a bonificação de final de ano. 

A deputada Tábata Amaral, PSB-SP,  foi a grande impulsionadora do programa. Ela escreveu um artigo anos atrás, na Folha de São Paulo, em que cita o programa Renda Melhor Jovem, do meu governo, como inspiração para um programa nacional. Tábata leu a pesquisa feita por estudantes e professores da Universidade de Columbia, de Nova Iorque, sobre o nosso programa Renda Melhor Jovem, e o grande impacto que obteve no desempenho dos alunos de ensino médio do estado do Rio.

Nosso programa era exatamente o mesmo do Pé de Meia. Na época, o Bolsa Família atendia a cerca de 1 milhão de famílias no estado. Criamos o programa Renda Melhor, no qual o governo do estado acrescentava uma renda extra para as famílias mais pobres e vulneráveis do Bolsa Família, cerca de 200 mil famílias. Os estudantes do ensino médio da rede estadual de educação membros dessas famílias, e que estivessem cursando o ensino médio, recebiam uma poupança do governo do estado por permanecer na escola e uma bonificação financeira ao passar de ano, assim como um valor maior ao concluir o ensino médio. 

Essa iniciativa teve grande impacto nos resultados da nossa política educacional. Claro que ela se somou a outras iniciativas que realizamos ao longo de 8 anos. Fizemos o maior número de concursos públicos para o magistério, retiramos toda a influência de políticos da gestão da educação, presenteamos a cada professora e professor um laptop com acesso à internet pago pelo governo ( à época era um modem conectado ao laptop). Implementamos o SAERJ, sistema de avaliação do desempenho escolar de cada aluno, e os “Saerjinhos”, como eram chamadas as provas intermediárias do calendário escolar. Os alunos com melhor desempenho também ganhavam seu laptop. Reajustávamos o salário do magistério constantemente. Bonificávamos os professores que tivessem pós graduação, mestrado e doutorado. As unidades escolares localizadas em regiões mais sensíveis à segurança pública tinham policiamento externo permanente. Fomos o primeiro governo estadual a instalar ar condicionado em todas as salas das unidades escolares do estado- mais de mil escolas e colégios. Criamos o programa Conexão Educação que deu um salto no uso de ferramentas tecnológicas para a melhoria do ensino e a interação entre professores e alunos. Construímos novas unidades escolares e criamos o programa Dupla Escola, com o objetivo de manter por mais tempo a aluna e o aluno dentro da escola com acesso a novas aptidões oferecidas no currículo escolar, além de um baita estímulo ao reforço escolar. 

Em 2014, meu último ano de governo, o Rio era o estado da região Sudeste com mais alunos em regime integral de ensino. Saímos do penúltimo lugar no ensino médio do IDEB, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, para a quarta posição no Brasil. Foi o melhor desempenho da história do Rio no ensino médio. Hoje, infelizmente, voltamos à vice lanterna no país. 

Portanto, ignoremos os reacionários e sigamos a investir maciçamente no estímulo da permanência de nossos adolescentes e jovens na escola. O dinheiro público investido no Pé de Meia deve ser comemorado e servir de inspiração para que governos estaduais e municipais sigam na mesma direção.

*Jornalista. Instagram: @sergiocabral_filho



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.