• Rio de Janeiro, 18/05/2025
  • A +
  • A -

Sérgio Cabral

Saúde Brasil

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Saúde Brasil Vejo o presidente Lula destacar como a atividade física é importante para o ser humano, e ele mesmo é um exemplo da prática do treino e cuidado com a sua saúde.

Pesquisa da escola de enfermagem da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, aponta um número gigante de brasileiras e brasileiros que têm hipertensão arterial.

Uma doença silenciosa e que mata milhões de brasileiros. Doença essa que pode ser combatida com um remédio básico: o hábito do exercício físico.

Vejo o presidente Lula destacar como a atividade física é importante para o ser humano, e ele mesmo é um exemplo da prática do treino e cuidado com a sua saúde.

Daí que tomo a liberdade de sugerir ao governo federal um programa de prática esportiva para ser difundido em todos os cantos do Brasil. O Ministro do Esporte, André Fufuca, tem feito um bom trabalho na pasta. Vai saber implantar tranquilamente, em parceria com os estados e municípios.

Temos no Brasil um grande número de profissionais de educação física. Há muitas iniciativas em cidades e estados brasileiros com núcleos de profissionais de educação física focados em treinos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Entretanto, muitos desses programas são desativados pela falta de recursos para sua continuidade.

Sugiro um programa que utilize os equipamentos existentes em praças públicas, parques, clubes, etc, nos milhares de municípios brasileiros que não dispõem de orçamento para sustentar suas iniciativas de forma contínua e permanente. E a maioria das cidades brasileiras não tem orçamento capaz de dar essa sustentabilidade.

O programa deve interagir com o Saúde da Família e as redes primárias de saúde nas cidades.

Grande parte da população não tem recursos para pagar uma academia e um plano de saúde. Portanto, um programa liderado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Ministério da Saúde seria um golaço na prevenção da hipertensão e outras doenças agravadas pelo sedentarismo. Além de melhorar a saúde mental da pessoa.

Uma presença real do governo federal no dia a dia de cada cidade brasileira e com enorme visibilidade. Além disso, o programa é de implementação relativamente rápida em todo o território nacional. Com isso, teremos menos demanda na rede pública de saúde e uma população mais saudável.

*Jornalista. Instagram: @sergiocabral_filho



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.