• Rio de Janeiro, 03/07/2025
  • A +
  • A -

Cassado pelo TSE, Joa Barbaglio tem julgamento adiado no TRE

temporealrj.com
Cassado pelo TSE, Joa Barbaglio tem julgamento adiado no TRE

Cassado no TSE, Joa Barbaglio tem julgamento adiado no TRE

Horas depois de ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-prefeito de Três Rios, Joa Barbaglio (Republicanos), teve adiado seu segundo julgamento do dia, que seria no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE), nesta terça-feira (1º).





No caso em questão, o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou Joa Barbaglio e seu vice, Professor Jacqueson (Novo), por transferir recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidatos a vereadores da coligação e pediu a cassação dos diplomas dos políticos.





Na abertura da sessão, o presidente do TRE, desembargador Peterson Barroso, anunciou que o julgamento seria adiado porque um dos magistrados do colegiado se declarou impedido. Barrroso, no entanto, não citou qual desembargador fez a manifestação.





No julgamento do caso, em primeira instância, a 174ª Zona Eleitoral considerou a ação improcedente. O MPE, no entanto, recorreu da sentença ao TRE.





“É válido destacar que coligação partidária abrange apenas as eleições majoritárias e não as proporcionais, ou seja, não é constituída para os vereadores. Nesse sentido, o repasse de verba da FEFC para vereadores é ilícita”, diz parte da sentença.





TSE cassa registro de Joa Barbaglio





O TSE cassou, nesta terça, o registro de candidatura de Joa Barbaglio. Dessa forma, o município terá novas eleições para a chefia do executivo, com data ainda a definir.





Joa estava afastado do cargo desde o dia 9 deste mês, quando o ministro André Mendonça, relator de seu caso no TSE, revogou a liminar concedida por ele próprio, que havia feito com que o alcaide pudesse assumir a prefeitura, em 1º de janeiro.





O TRE indeferiu o registro de candidatura de Joa Barbaglio, em julgamento realizado às vésperas das eleições. Desse modo, seu nome esteve normalmente na urna. Em 6 de outubro de 2024, ele obteve 60,99% dos votos válidos, ante 31,29% do segundo colocado, Vinícius Farah (União).





Segundo a corte fluminense, o alcaide está inelegível porque teve as contas rejeitadas quando era presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade. Farah, representado pelo escritório do advogado Eduardo Damian, e o Ministério Público Eleitoral (MPE) do Rio de Janeiro apresentaram impugnação à candidatura de Joa, que recorreu ao TSE.


O post Cassado pelo TSE, Joa Barbaglio tem julgamento adiado no TRE apareceu primeiro em Tempo Real.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.