• Rio de Janeiro, 01/09/2025
  • A +
  • A -

Construção civil defende ajustes legais para ampliar Minha Casa, Minha Vida no Rio

temporealrj.com
Construção civil defende ajustes legais para ampliar Minha Casa, Minha Vida no Rio

Participantes de um debate realizado nesta quinta-feira (28), no Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-Rio), pediram alinhamento da legislação sobre Habitação de Interesse Social no Rio

O incentivo à Habitação de Interesse Social no Rio foi tema central de um debate realizado nesta quinta-feira (28), no Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-Rio).





Representantes do setor e vereadores discutiram ajustes necessários para alinhar o Plano Diretor, aprovado em janeiro de 2024, à Lei Complementar 97, de 2009 — que ainda é usada como referência pelos técnicos da prefeitura na análise de licenciamentos.





De acordo com estudo apresentado no encontro, a divergência entre as legislações tem travado projetos que poderiam garantir a construção de 29,6 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida na Zona Norte.





O vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD), presidente da comissão especial que acompanha a implementação do Plano Diretor, destacou que a sobreposição das regras traz insegurança jurídica. Ele participou do evento ao lado do presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), e do vereador Pedro Duarte (Novo).





Setor da Construção Civil alerta para o impacto na oferta de moradias





Segundo levantamento do Sindicato da Construção Civil, o número de unidades residenciais lançadas na cidade cresceu 7,4% no segundo trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Porém, no segmento do Minha Casa, Minha Vida, houve queda de 8,9%.





Vice-presidente da Cury, Leonardo Mesquita ressaltou que as construtoras já dispõem de terrenos para novos empreendimentos na Zona Norte e aguardam apenas a harmonização da legislação para avançar.





O estudo aponta o Andaraí como o bairro que mais se beneficiaria, com 2.416 unidades, seguido por São Cristóvão (2.406), Engenho Novo (2.000), Tomás Coelho (1.946) e Inhaúma (1.782).





Mesquita defendeu uma abordagem diferente para a Avenida Brasil, com clusters de desenvolvimento incentivado. Só em Bonsucesso e Ramos, por exemplo, poderiam ser erguidas mais 2.587 unidades.


O post Construção civil defende ajustes legais para ampliar Minha Casa, Minha Vida no Rio apareceu primeiro em Tempo Real.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.