• Rio de Janeiro, 25/06/2026
  • A +
  • A -

Aula de defesa pessoal reúne mulheres na Alerj e reforça ações de prevenção à violência

boletimrj.com.br
Aula de defesa pessoal reúne mulheres na Alerj e reforça ações de prevenção à violência

Aprender a reagir em situações de risco e ampliar a autoconfiança diante da violência foi o objetivo da primeira edição do programa “Alerj Por Elas”, realizada nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa reuniu 35 servidoras e mulheres fluminenses em uma aula gratuita de defesa pessoal ministrada pela deputada Índia Armelau (PL), professora de Educação Física, e pelo deputado Rodrigo Amorim (PL), faixa-preta de jiu-jítsu.





Durante a atividade, as participantes aprenderam técnicas básicas para lidar com situações de agressão, como puxões de cabelo, empurrões, tentativas de estrangulamento e quedas ao solo. O treinamento priorizou movimentos que permitam interromper a ação do agressor, criar oportunidade de fuga e buscar ajuda.





Segundo a deputada Índia Armelau, a proposta é transformar a iniciativa em uma ação permanente da Assembleia.





“É fundamental que a Alerj, como a Casa do Povo, torne essa experiência recorrente, que entre no calendário oficial da Assembleia Legislativa e se torne um evento mensal, quinzenal ou semanal, trazendo cada vez mais mulheres, gratuitamente, para aprender noções básicas de defesa pessoal”, afirmou.





A parlamentar ressaltou que, diante da diferença física entre homens e mulheres, o treinamento busca desenvolver técnica, agilidade e estratégias de autoproteção, priorizando sempre a prevenção e a possibilidade de evitar o confronto.





O deputado Rodrigo Amorim destacou que o principal objetivo é oferecer ferramentas para que as mulheres consigam preservar a própria integridade física em situações extremas.





“Claro que o maior objetivo é prevenir a violência. O maior instrumento de autodefesa é sair da confusão, evitar a briga. Mas, uma vez que o problema aconteceu, a mulher precisa saber movimentos básicos para preservar sua integridade física e, muitas vezes, lamentavelmente, a própria vida”, declarou.





A iniciativa acontece em um cenário de preocupação com a violência de gênero. Dados recentes apontam que o Brasil registrou recorde de feminicídios em 2025, com média de quatro casos por dia, enquanto o Estado do Rio de Janeiro concentra o terceiro maior número de ocorrências no país.





Leis ampliam proteção às mulheres
Além de promover ações de conscientização e capacitação, a Assembleia Legislativa vem aprovando medidas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.





Entre elas está a Lei nº 11.231/2026, que instituiu o Pacto Estadual Contra o Feminicídio. A norma, assinada por 38 parlamentares, estabelece um mecanismo permanente de atuação integrada entre os poderes públicos, órgãos de Justiça, forças de segurança e sociedade civil para prevenir e combater o feminicídio.





Também está em vigor a Lei nº 11.025/2025, de autoria dos deputados Sarah Poncio (SDD) e Rodrigo Amorim, que garante às mulheres fluminenses o acesso ao spray de extratos vegetais para legítima defesa.


O post Aula de defesa pessoal reúne mulheres na Alerj e reforça ações de prevenção à violência apareceu primeiro em Boletim RJ.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.