• Rio de Janeiro, 22/06/2026
  • A +
  • A -

Couto sanciona Pacto Estadual Contra o Feminicídio; aprovada pela Alerj, criação de Observatório da Mulher foi vetada

temporealrj.com
Couto sanciona Pacto Estadual Contra o Feminicídio; aprovada pela Alerj, criação de Observatório da Mulher foi vetada

'Mulher

O Pacto Estadual Contra o Feminicídio, aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em maio, foi sancionado pelo governo do estado no Diário Oficial desta segunda-feira (22). Iniciativa da bancada feminina da Assembleia, o projeto prevê atuação integrada entre os poderes públicos, órgãos de justiça, segurança pública e a sociedade civil para reduzir os índices de feminicídio.





A nova legislação deve funcionar como um mecanismo permanente de governança e monitoramento para a proteção de mulheres e meninas no estado. O objetivo é interromper os ciclos de violência antes de escaladas letais e fortalecer a rede estadual de atendimento às mulheres em situação de violência.





Outro ponto destacado pelo Pacto Estadual Contra o Feminicídio é a meta de consolidar a cultura institucional de não tolerância à violência de gênero.





Rio é o terceiro estado com o maior índice de feminicídio





O texto cita, ainda, recortes específicos de raça, etnia, idade, deficiência e condição socioeconômica, a partir da compreensão de desigualdade e maior vulnerabilidade de determinados grupos à violência letal. A autoria original é da deputada Tia Ju (REP), que reforçou a importância do Pacto.





“Queremos que este pacto seja um marco e que ele, de fato, se concretize na proteção da vida de mulheres”, disse a parlamentar.





Presidente da Comissão da Alerj de Defesa dos Direitos da Mulher, a deputada Renata Souza (Psol) também defendeu a criação do pacto e destacou o fato de o Rio estar no terceiro lugar da lista de estados com os maiores índices de feminicídio do país.





“O Rio de Janeiro estar no pódio do crime de feminicídio não é aceitável. Precisamos de respostas concretas, e a criação desse pacto estadual é um passo central nessa direção”, afirmou Renata Souza.





Trecho da lei que criava Observatório da Mulher foi vetado





Apesar da sanção, o governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, vetou um outro trecho da lei aprovada pela Alerj. Além do Pacto Estadual Contra o Feminicídio, a medida original também previa a criação do Observatório Estadual da Mulher contra a Violência e o Feminicídio.





Couto barrou a criação do mecanismo, sob a justificativa de que a iniciativa repete uma legislação já existente. Ele usou o mesmo argumento para barrar a criação de comitês interinstitucionais no estado e nos municípios para coordenação das ações. A lei original previa que os grupos ficassem responsáveis pela avaliação da efetividade das políticas públicas de combate ao feminicídio.





*Estagiária sob a supervisão de Felipe Galeno e Berenice Seara.





WhatsApp Image 2026 06 22 at 11.00.20



WhatsApp Image 2026 06 22 at 11.00.20 1




O post Couto sanciona Pacto Estadual Contra o Feminicídio; aprovada pela Alerj, criação de Observatório da Mulher foi vetada apareceu primeiro em Tempo Real.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.