Parque Natural Municipal do Gericinó será considerado patrimônio cultural do estado

Uma das principais áreas verdes e de lazer da Baixada Fluminense, o Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão, localizado no município de Nilópolis, poderá ser declarado como patrimônio cultural e paisagístico de natureza imaterial do estado do Rio. A proposta, de autoria do deputado Rafael Nobre (União), está estabelecida no PL Nº 2349/2025, aprovado nesta quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
O Parque fica localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e do Campo de Instrução do Gericinó (GIG). De acordo com o Projeto, em 2008, o Exército Brasileiro cedeu a área ao município de Nilópolis, período do segundo mandato do Prefeito Farid Abrão, que faleceu em 2020 vítima da Covid-19.
Rafael Nobre reforça investimento na educação técnica e celebra avanços da Faetec em Nilópolis
Na justificativa da proposta, o deputado Rafael Nobre defende que “o local se tornou um espaço de esporte e lazer, com destaque às práticas de esporte ao ar livre, piqueniques, trilhas ecológicas, ciclismo, aeromodelismo e ensaios fotográficos”.
O parlamentar relembrou ainda que o parque já sediou importantes eventos na região, como a Feira Literária e Cultural da Baixada Fluminense. “Esse reconhecimento valoriza ainda mais as riquezas do nosso município e é um passo importante para fortalecer a identidade da cidade e atrair cada vez mais atenção para o que temos de melhor”, declarou.
Aprovado por unanimidade em 2ª discussão, o PL segue agora para apreciação do governador, que deverá sancionar ou vetar a matéria.
COMENTÁRIOS