Fogo no parquinho: Washington Reis é convocado por Comissão da Transparência da Alerj

O vídeo do encontro entre o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), e o prefeito Eduardo Paes (PSD) já teve consequências. E rápidas.
O plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta segunda-feira (30), a convocação de Washington Reis (MDB), para prestar esclarecimentos à bélica CPI da Transparência sobre a situação do sistema de mobilidade no estado — incluindo o aumento de passagens.
Foram 59 votos favoráveis à convocação e apenas 1 contrário (de Rosenverg Reis, irmão de Washington). Também foi aprovado um outro requerimento, desta vez da CPI da Desordem Urbana: a convocação do presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro-RJ), Leonardo de Lima Matias.
A discussão teve início quando o presidente Rodrigo Bacellar disse que não iria deliberar sozinho aos requerimentos dos deputados Professor Josemar (PSOL), pela Comissão de Transportes, e Alan Lopes (PL), presidente da CPI da Transparência, que solicitaram as convocações, submetendo ao plenário.
Rosenverg Reis pediu a parte e ao microfone disse que estão politizando a questão, que iria pedir verificação de voto caso Bacellar não decidisse sozinho e deixasse para o plenário.
“O senhor desrespeita o parlamento dizendo que vai falar para o seu irmão não vir”, bradou Rodrigo Bacellar.
Professor Josemar foi ainda mais duro: “Não adianta intimidar, não tenho medo de jagunço e descendentes de Tenório Cavalcanti”, gritou Josemar, referindo-se a Tenório, também conhecido como “homem da capa preta” por atuar como justiceiro em Duque de Caxias no século passado, município que a família Reis administra há anos.
O líder do PL, Filippe Poubel, já adiantou a estratégia, no caso das ausências do secretário estadual de Transportes e do presidente do Detro. “Quem não deve, não teme. Se não vir, a gente aprova a condução coercitiva”, anunciou Poubel.
O decano Luiz Paulo (PSD) disse não entender o motivo de bate-boca em plenário. “Convidar ou convocar não significa dizer que cometeu delito, a vinda pode ser esclarecedora, não vejo porque esse trauma todo”.
E com 58 votos favoráveis e 1 contra, o plenário aprovou não somente as convocações do secretário estadual de Transportes e do presidente do Detro, como também o funcionamento da CPI da Transparência no mês de julho, período de recesso.
O vídeo em Caxias
Dois dias depois de o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União), ser recebido com pompa e circunstância pela oposição, em Caxias, no domingo (29) foi a vez de Paes (PSD) — seu principal adversário na disputa pelo governo do estado — postar o vídeo nas redes sociais ao lado dos irmãos Washington e Rosenverg Reis.
A postagem, claro, irritou os deputados da base do governador Cláudio Castro (PL).
Washington vem duelando com aliados de Bacellar
Não é de hoje que Washington Reis está no centro das discussões sobre a lealdade dos partidos que integram a base do governo à candidatura de Bacellar — ungida por Castro.
Apesar de integrar o primeiro escalão do governo, o também presidente estadual do MDB se recusa a apoiar a pré-candidatura do presidente da Assembleia.
Com a temperatura em alta na pré-campanha, aliados do presidente da Assembleia têm se revezado ao microfone do plenário, pedindo a exoneração do secretário por infidelidade. Apesar da pressão, Castro tem mantido silêncio sobre a permanência do emedebista na pasta, uma das mais importantes do governo.
O post Fogo no parquinho: Washington Reis é convocado por Comissão da Transparência da Alerj apareceu primeiro em Tempo Real.
COMENTÁRIOS